sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo!

Mais um ciclo se encerra, 
comemore aquilo que foi bom
e melhore no que deixou a desejar,
afinal mais um fim de ano chegou!
Que nunca te falte um sonho pelo que lutar, 
um projeto para realizar, 
algo que aprender, 
um lugar onde ir, 
e alguém a quem amar...

 Feliz Ano Novo! 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Diferença entre Amor e Amizade


Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

Autor desconhecido
 
 
 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Quem tem amigo tem Tudo

"Quem tem um amigo, 
mesmo que um só,
 não importa onde se encontre, 
 jamais sofrerá de solidão; 
poderá morrer de saudades, 
mas não estará só." 

-Amyr Klink



sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A vida é como uma viagem num trem


A vida é como uma viagem num trem, com suas estações, suas mudanças de curso, seus acidentes… Ao nascermos, pegamos o trem e nos encontramos com nossos pais, e acreditamos que sempre viajarão ao nosso lado, mas, em alguma estação, eles descem e nos deixam sós na viagem.

Da mesma forma, outras pessoas pegarão o trem e nos serão significativas: nossos irmãos, amigos, filhos e até mesmo o amor da nossa vida. Muitos descerão e deixarão um vazio permanente. Outros passam tão despercebidos que nem nos damos conta que eles desocuparam seus assentos.

Esta viagem estará cheia de alegrias, tristezas, fantasias, esperas e despedidas. O êxito consiste em ter uma boa relação com todos os passageiros, dando o melhor de nós. O grande mistério para todos é que não sabemos em qual estação desceremos. Por isso, devemos viver da melhor maneira, amar, perdoar, oferecer o melhor de nós.

Assim, quando chegar o momento de desembarcar e o nosso assento estiver vazio, vamos deixar bonitas lembranças aos que continuam viajando no trem da vida!

Desejo a você que a viagem em seu trem seja melhor a cada dia, com muito sucesso e amor.

Ah! E lhe agradeço por ser passageiro do meu trem.

Fonte: www.vidasimples.blog.br

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A história da metade da laranja

Acredito que muitos já escutaram algo referente ao amor que completa metaforicamente conhecido como “metade da laranja”. Parte desse pensamento tem influência do Romantismo que encontramos nas comédias românticas, nos contos de fadas, nos livros de romance, músicas ou nas novelas.




Penso no cuidado que se deve ter com essa história da metade eu e metade o outro. É linda, romântica e poética a historia da laranja, mas e se a outra metade estiver amarga, azeda ou o que é pior estragada? É bem irônico esse comentário, eu admito, mas parte de uma realidade, pois essa ideia do outro que completa pode ser perigosa. Por isso hoje, proponho uma reflexão sobre este tipo de amor, o amor romântico.

Procurar um parceiro (a) que completa é o mesmo que colocar um ponto final em uma historia que poderia ser recheada de emoções, aventuras e descobertas, pois se nos completa o que mais podemos fazer, construir ou desejar? Já não completou?

Essa ideia de completude tem a base no mito do amor romântico e este não é construído em uma relação com a pessoa real, mas de uma projeção que se faz desta, dando uma ilusão de amor eterno e verdadeiro.



Pensar que a felicidade e harmonia do casal só acontecem na completude, muitas vezes coloca no outro a própria responsabilidade de desenvolvimento e assim um relacionamento que poderia proporcionar o crescimento vai dando espaço para uma relação de dependência.

E o que é uma relação de dependência? É relacionar-se com base no que “precisa”, com base no seu eu limitado, que leva a dependência, ao sofrimento e a uma relação insustentável. Estar com o outro com base na necessidade sufoca, aprisiona e impede a aproximação da felicidade.

O médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Roberto Freire alega em um dos seus livros que lhe custou muita dor, solidão e desespero aprender que sentir amor era uma potencialidade vital sua, produção criativa própria, e que para amar dependia apenas dele mesmo e não do outro.

Ao convivermos com o outro temos a oportunidade de desenvolver e praticar qualidades de tolerância, adaptação, escuta compreensão, perdão, comunicação e principalmente de discernir, de não deixar influenciar e não depender. Desta forma, você aprende a ser você estando com o outro, abraçando sua autenticidade e a liberdade de ser você mesmo e não aquilo que o outro deseja.

Segundo Subirana (2013, p. 78) “a nova forma de amor oferece um novo significado, posto que visa a aproximação de DOIS INTEIROS, e não a união de duas metades.”

Assim, antes de pertencer ao outro com ideia na completude, você tem que pertencer a si mesmo e pertencer a si mesmo significa que você é soberano de sua mente, coração e corpo. Não existe nenhum amor que nos torne completos. Porque a resposta não é essa. A resposta somos nós mesmos.

por Lingia Menezes de Araújo
Referência Bibliográfica
SUBIRANA, Mirian. Cumplices :para além de relações de dependência. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2013.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Bondade

Bondade: por que o mundo está precisando deste sentimento?




Bondade significa fazer o bem ao próximo, e existem pessoas dispostas a isso, por mais que a gente não tenha esse conhecimento, já que na mídia tradicional essas pautas não possuem relevância. A sociedade se acostumou a acreditar que o mundo está numa verdadeira tragédia. Claro, não é mentira. Mas existem coisas boas acontecendo por aí e são vários os exemplos. Porém, todos sabem que a humanidade em si está precisando de mais bondade.

Com esse sentimento, é possível diminuir os índices de violência, construir uma sociedade mais igualitária e que respeita ao próximo e ainda transformar os seres humanos em pessoas mais otimistas.

Como ser mais bondoso?




Não há um caminho, uma regra para se tornar mais bondoso. Essa prática que é cultural e familiar não precisa de muito. Por vezes, somos bondosos e não notamos como fazemos a diferença na vida das pessoas. Uma pesquisa publicada na revista online Greater Gold, da Universidade de Bekerley, mostrou que para aumentar a nossa felicidade, basta ajudar o próximo.

E é isso mesmo. Como você se sente quando ajuda alguém? Não se sente bem? Importante? Ativo? Aqui é necessário destacar que ajudar ao próximo precisa ser feito com o coração, e não por interesse. Neste sentido, a bondade precisa ser colocada em prática e ser treinada!

Esse sentimento se reflete e é uma corrente que passa para os outros. Quanto mais bondosos formos com o próximo, melhores relações nós criamos e mais bondade podemos acender no coração destas pessoas.

Por que o mundo precisa de mais bondade?


As relações estão muito líquidas e artificiais. Virou rotina a violência, as mortes brutais, crianças passarem fome, crueldade. É como se estes fatos fossem incorporados em nosso cotidiano e, de fato, estão. Mas não é essa a saída. Precisamos unir forças para lutar por um mundo mais justo.

As causas envolvendo bondade estão presentes no dia a dia, mas é preciso mais. É preciso abrir o coração para os desafios, para aquilo que nos amedronta. É preciso pedir ajuda e, ainda, oferecer ajuda.

Ao acendermos a luz em nosso coração, podemos compreender que ajudando aqueles ao nosso lado, estaremos criando relações otimistas.

Não se constrói um mundo mais justo sem bondade. E, para isso, não precisamos aceitar que essa é uma tarefa impossível de ser colocada em prática.

O mais importante de tudo isso é quebrar paradigmas e barreiras. É vencer o preconceito. É estar atento para aqueles que mais precisam. Coração livre e mente aberta podem transformar o mundo.

Escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Espalhe amor

Quando você divide com alguém o pão, as boas palavras, os sorrisos e as atenções, está multiplicando alegrias para si mesmo. Lance uma vibração amorosa a quem participa do seu momento. Espalhar amor é juntar alegrias!

Resultado de imagem para espalhe seus sorrisos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Pessoas foram criadas para serem amadas

"Pessoas foram criadas para serem amadas; coisas foram criadas para serem usadas. A razão pela qual o mundo está um caos é que as coisas estão sendo amadas e as pessoas, usadas.”
 
Desconhecido.