sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Alegria Espiritual


Não procures um prêmio, pois tens uma grande recompensa sobre a terra: a alegria espiritual que só o justo possui.
Resultado de imagem para alegria espiritual

terça-feira, 18 de julho de 2017

A positividade na cura para a depressão

Será a positividade a cura para a depressão?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados alarmantes sobre a depressão. A condição atinge mais de 100 milhões de pessoas pelo mundo. Antidepressivos, segundo os médicos, podem ser remédios realmente úteis, mas funcionam completamente em apenas de 30% a 40% dos casos. Depois de tentar usar de dois a quatro medicamentos diferentes, apenas um terço dos pacientes consegue se livrar da depressão.

Há cerca de dois anos, médicos, psicólogos e pacientes diagnosticados com depressão estão trabalhando com um novo conceito de tratamento para a doença. São as Positive Activity Interventions (PAI), ou Intervenções de Atividade Positiva.

A proposta da PAI, apresentada por pesquisadores das Universidades de Riverside e Duke, ambas nos Estados Unidos, é simples. De maneira geral, se trata de desenvolver gentileza e otimismo nas pessoas; produzir felicidade. É um recurso que deve ser usado, segundo os especialistas, quando o paciente depressivo não responde aos medicamentos.

A PAI apresenta vantagens sobre os fármacos. É mais barato trabalhar a felicidade interior do que comprar remédios. O tratamento leva menos tempo, porque as mudanças no humor são percebidas mais rapidamente e o método não traz nenhum efeito colateral, como acontece com alguns medicamentos.

Em busca de métodos alternativos aos remédios, os pesquisadores americanos estudaram a fundo como o humor produzido “artificialmente” pode alterar um quadro médico de depressão.

Os benefícios de tratamentos como o PAI, contudo, ainda não são mensuráveis e continuam sendo estudados; daí a recomendação dos médicos de que se usem tais métodos como auxiliares, e não como recurso único.

Colocando em termos práticos, esses tratamentos alternativos fazem o paciente depressivo praticar pequenos atos de bom humor na rotina. O paciente precisa frequentemente demonstrar gentileza, escrever bons sentimentos no papel, tomar nota das coisas boas que acontecem com ele, meditar. Segundo os médicos, as ações positivas têm um efeito maior do que geralmente se considera.

Que tal começar hoje mesmo a ver o lado bom da vida?

Fonte: http://www.santoprotetor.com/fe-no-dia-a-dia/

sábado, 15 de julho de 2017

Você é realmente Livre?

Vou começar fazendo duas perguntas, primeira "Para você o que é ser livre?" e outra "você realmente é livre?"
Se você respondeu que ser livre é fazer o que quiser e você é livre realmente, poderia ate concordar com você, mas estaria errado já pensou ser livre é fazer o que quiser mas e se você ficar viciado em alguma coisa por causa de falsa liberdade?
Então você será escravo dos seus vícios, e os vícios são pecados e o salário do pecado é a morte.
Mas to aqui escrevendo para falar de um jeito mais fácil de ser livre, conhecendo Jesus pois ele é caminho para a liberdade e a salvação.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


João 8:32-33



Gui Mota

Fonte: http://freedomin-jesus.blogspot.com.br/2013/05/

segunda-feira, 10 de julho de 2017

A nossa vida pode ser transformada pela fé


Fé não é mágica nem sentimento, mas adesão. Para vivê-la, precisamos saber em quem estamos confiando e conhecer aquele em quem estamos depositando nossa confiança. Pela vida de oração e pelo conhecimento das coisas de Deus é possível conhecê-Lo, também por meio de uma intimidade com Ele e uma vida sacramental, além de jejum, práticas espirituais, conhecimento e leitura orante da Palavra.
Quanto mais conhecemos Deus, quanto mais mergulhamos na vida de oração, na experiência da adoração, jejum, mortificação e combate espiritual, maior será a ação d’Ele em nossa vida, e muito maior nossa sede e busca pelas coisas do Alto. Assim, certamente progrediremos na fé.

A nossa vida pode ser transformada pela féCopyright: PonyWang

Nós não precisamos procurar ser perfeitos para caminhar na fé

Em Gênesis 17, Deus vai dizer a Abrão: “Não busque a perfeição, mas caminhe na minha presença e eu te aperfeiçoarei a cada passo que você der”.
“Deus não veio para os sadios”, também diz a Palavra, mas para os enfermos e doentes, seja espiritual ou fisicamente. É nesse caminhar e no progredir na busca pelas coisas do Alto que vamos aprender a crescer na fé e perceber a manifestação e o agir de Deus em nossa vida, na vida de nossa família e no dia a dia.

O poder da fé

A Palavra de Deus vai nos ensinar que pela fé tudo é possível. Foi por meio dela que Abrão se tornou pai, Moisés tocou no mar e este se abriu. Pela fé, Davi lançou a pedra e derrubou o gigante Golias. A fé pode transformar a vida da pessoa e pode mudar o coração mais duro e petrificado, que foi congelado pela ignorância ou até mesmo pela falta de experiência do amor de Deus. A fé muda a pessoa de um modo geral e a leva a transformar a humanidade, além de se tornar um testemunho de Jesus Cristo.
A fé pode mudar a vida de todo homem e de toda mulher a partir de um testemunho de uma pessoa. Deus pode curar, acredite, porque a fé gera em nós um poder sobrenatural como sinais de prodígios e milagres.

Como perseverar na fé?

Reflitamos com a vida dos santos, olhemos as perseguições que eles passaram, as doenças que enfrentaram, a fúria de satanás que se levantou na vida deles e as noites escuras que travaram, mas permaneceram firmes. Portanto, permaneçamos firmes na fé, façamos com que a nossa vida seja alimentada também pela vida daqueles que nos antecederam e tornaram-se força viva do Evangelho no meio de nós.
Veja o que viveu São Francisco, a beata Helena Guerra, Santo Padre Pio, Santa Gema Gualgona, Santa Teresa D’Ávila e todos os outros santos e santas que, com a sua perseverança, tornaram-se para nós um modelo de vida em Cristo.

Alimentemos nossa fé

Umas das maneiras de alimentarmos nossa fé é vivermos cada dia com intensidade, é a experiência do batismo no Espírito, que nos convence do pecado e nos leva a fazer coisas maiores do que aquelas que Deus fez. É a promessa de Jesus: recebereis o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas.
É impossível alimentar a fé e a experiência de Deus em nós sem o batismo no Espírito, sem os exercícios dos carismas, sem a entrega e a total submissão e escravidão ao Espírito Santo. Quanto mais nos aproximarmos do Espírito Santo, mais sadios, fortificados e alimentados na fé seremos.
É o Espírito Santo que nos faz buscar as coisas do Alto. Quanto mais a Ele estivermos ligados, muito mais dependentes d’Ele seremos. Quanto mais nos entregarmos ao Espírito Santo, mais livres nos tornaremos das coisas do mundo, dos apetites da carne, das vaidades, dos vícios, de uma sexualidade desordenada e de um caminho de perdição.
Alimentar a fé é ser possuído, todos os dias, plenamente, pelo Espírito Santo, para sermos livres de toda possessão do mal.

Tenha o Espírito Santo próximo de ti

Não podemos nem queremos deixar de acordar sem dizer: “Bom dia, Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje?”. Nem podemos dormir a noite sem dizer: “Perdão, Espírito Santo, por aquilo que eu fiz sem O consultar”. Uma pessoa que quer viver uma fé saudável, estruturada, alimentada pela graça de Deus tem de ser possuída pelo Paráclito.
Invoquemos o Espírito Santo e alimentemos nossa fé, diariamente, pois Ele tem o poder de abater a fúria de satanás, que vai tornando nossa fé anêmica. Ao nos alimentarmos pelo Espírito, mais sólidos na fé, mais livres de tudo aquilo que é mundano e de tudo o que é desprezível aos olhos de Deus e aos nossos olhos nos tornaremos. Portanto, vivamos uma dependência e uma submissão de escravidão total ao Espírito Santo, pois sem Ele não podemos fazer nada de bom.
O Espírito Santo é para nossa alma aquilo que a nossa alma é para o nosso corpo. Se quisermos ter uma fé estruturada, fortificada, precisamos ter a experiência de uma alma mergulhada no “Rio de Água Viva do Espírito Santo”.

Viva a fé diante dos obstáculos

É impossível viver a fé sem a cruz. Quem busca Cristo sem cruz vai viver uma cruz sem Cristo. É preciso na cruz buscar a Deus para não desistir e não desanimar.
Se você quer perseverar na fé, se quer ter uma fé firme e inabalável, olhe para a cruz com Cristo e a abrace. Não fique criando cruz nem se autoflagelando ou tornando-se vítima diante dos fatos, mas abrace a cruz com Cristo. A cruz de Cristo é redentora, libertadora, transformadora e nos levará a viver o céu neste mundo.
Busquemos com Cristo a glória plena do Pai e, em todas as circunstâncias, oremos pelo Espírito, apresentando-nos a Deus, dizendo-Lhe as nossas preocupações mediante súplica e ações de graça. Assim, a paz se manifestará com graças, sinais, prodígios e milagres, até alcançarmos a maturidade de São Paulo e nos tornarmos homens e mulheres adultos na fé.

Ironi Spuldaro
(Transcrição e adaptação)

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/vida-transformada-pela-fe/

sexta-feira, 7 de julho de 2017

O Equilíbrio



Ora, àquele que é poderoso (em consequência da ação de seu poder) para fazer [cumprir seu propósito] infinitamente mais do que tudo quanto (ousadamente) pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós [infinitamente além de nossas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos mais elevados]”. Ef 3:20

Ser bem equilibrado significa que você não fará demais alguma coisa e deixará de fazer o suficiente de outra. Se você se desequilibrar por muita disciplina, pode se tornar legalista, rígido e desagradável! Aprenda a ser alegre também.

Não gaste o dia inteiro trabalhando, mas também não passe o tempo todo descansando. Peça a Deus que o ajude a equilibrar o trabalho árduo e o descanso. Pare de trabalhar tempo suficiente para ser grato por tudo que Deus lhe dá, louvando-o durante o dia. E, enquanto você descansa em Deus, Ele continuará a trabalhar em sua vida para ajudá-lo a se tornar tudo o que Ele planejou para você.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Para onde você vai olhar?


Isaías Capítulo 6  Versículo 1.

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono ...”

As crises são inevitáveis, imprevisíveis e inadministráveis. Espreitam-nos por todos os lados e amedrontam-nos com sua carranca. As crises, porém, também são um tempo de oportunidade em nossa vida. Elas são como uma encruzilhada. Podem tornar-se a estrada do nosso triunfo ou a rota do nosso fracasso. A grande questão é: para onde olhar na hora da crise?

O profeta Isaías estava vivendo uma crise avassaladora. Sua nação estava de luto. O rei Uzias estava morto. Os ventos contrários da crise sopravam com fúria indômita trazendo em suas asas instabilidade política, econômica, moral e espiritual para a nação.

Nesse momento, Isaías teve a mais importante experiência da sua vida. Ele olhou para cima e viu Deus em seu trono; olhou ao redor e viu a sua nação rendida ao pecado; olhou para dentro e viu a enormidade do seu pecado; olhou para frente e viu o desafio de Deus para sua vida. Alguns saem da crise derrotados; outros, vitoriosos. Não foque sua atenção na crise; volte seus olhos para Deus que está no controle de todas as crises.

ORE
Senhor Deus, desse momento em diante quero olhar apenas para ti quando encurralado pelas minhas adversidades. Chega de focar meus gigantes. Tu és a minha vitória. Amém!

sábado, 1 de julho de 2017

Infelicidade é esperar a aprovação dos outros

Infelicidade é esperar 
a aprovação dos outros 
para as suas decisões. 
Ninguém vai enxergar a sua vida
do seu ponto de vista, 
então seja lá o que faça 
o seu coração sorrir,
apenas faça.

 

segunda-feira, 26 de junho de 2017

E se Deus...



E se Deus não pudesse gastar tempo nos abençoando hoje porque não pudemos gastar tempo agradecendo-lhe pelo ontem?
E se Deus decidisse parar de nos dar amanhãs porque não fizemos Sua vontade hoje?
E se nunca víssemos outra flor se abrir porque reclamamos quando Deus enviou a chuva?
E se Deus não caminhasse conosco hoje porque deixamos de reconhecê-lo?
E se Deus não enviasse Seu filho unigênito porque Ele queria que estivéssemos preparados para pagar o preço pelo pecado?
E se Deus retirasse Sua mensagem porque deixamos de ouvir o Seu mensageiro?
E se Deus deixasse de nos amar e se importar conosco porque deixamos de amar e nos importar com os outros?
E se Deus não nos ouvisse hoje porque não quisemos ouvi-lo ontem?
E se Deus atendesse às nossas dificuldades da mesma maneira como atendemos as necessidades de nosso irmãos?

sábado, 24 de junho de 2017

Deus esta cuidando de tudo!


Filipenses Capítulo 1 Versículo 6.


"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus."


Quero nesse dia te encorajar a ter essa certeza! O nosso Deus é Deus que começa e completa a obra. Não pense que Deus te abandonou, saiba que quando Deus esta em silencio ele esta trabalhando. Deixe ele completar a obra e tão logo você ficará como quem sonha.

Esteja convencido(a) de uma coisa, Deus esta cuidando de tudo!

Tenha um excelente dia!

terça-feira, 20 de junho de 2017

Exercício de fé!


Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10

As vezes as nossas palavras são de confiança, mas os pensamentos não param. É tão difícil confiar quando tudo ao nosso redor parece deserto, sem nenhum movimento ao nosso favor. Embora não podemos ver com os nossos olhos físicos, Deus esta segurando as nossas mãos e dizendo: Não tenha medo, eu te ajudarei!
 
Nesse momento aonde a duvida vem, e o medo começa a dar sinais, feche seus olhos, respire fundo e diga: Deus esta comigo, não terei medo!

Todas as vezes que parecer difícil, faça esse exercício de fé, feche os olhos, respire fundo e diga: Deus esta comigo, não terei medo!

Neste dia, receba novo animo vindo de Deus, perceba -o bem perto de você, pois ele esta ai segurando as suas mãos!

Tenha um dia abençoado, com o Pai!

sexta-feira, 16 de junho de 2017

A Vida é Muito para Ser Insignificante


Já perdoei erros quase imperdoáveis,
Tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
Já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
Já dei risada quando não podia,
Já fiz amigos eternos,
Já amei e fui amado, mas também já fui rejeitado,
Já fui amado e não soube amar.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
Já vivi de amor e fiz juras eternas, mas "quebrei a cara" muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
Já liguei só pra escutar uma voz,
Já me apaixonei por um sorriso,

Já pensei que fosse morrer de tanta saudade e... tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo). Mas sobrevivi!

E ainda vivo!
Não passo pela vida...
e você também não deveria passar. Viva!

Bom mesmo é ir a luta com determinação,
Abraçar a vida e viver com paixão,
Perder com classe e vencer com ousadia,
Porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.

(Charles Chaplin)
Imagem relacionada

domingo, 11 de junho de 2017

Reflexão: A Riqueza e a Pobreza

A Riqueza e a Pobreza

Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.

Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.

Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:

"- O que achou do que viu?"

O filho respondeu:

"- Foi muito legal, pai !"

"- Você viu como as pessoas pobres podem ser? "

O pai perguntou.

"- Sim." - respondeu o filho.

"-E o que você aprendeu ?" - o pai perguntou.

O filho respondeu:

"- Eu vi que nós temos um cachorro em casa e eles tem quatro."

"- Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim e eles tem um riacho que não tem fim."

"- Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz e eles tem as estrelas e a lua."

"-Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles tem uma floresta inteira."

Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou estupefato.

Seu filho acrescentou:

"- Obrigado pai, por me mostrar quanto pobres nós somos !"

Não é verdade que tudo depende da maneira como você olha para as coisas?

Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e atitudes positivas para com a vida, você tem tudo!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Tudo está entre você e Deus!

O bem que você faz hoje 
pode ser esquecido amanhã. 
Faça o bem assim mesmo. 
Veja que, ao final das contas, 
é tudo entre você e Deus! 
Nunca foi entre você e os outros. 

(Madre Teresa de Calcutá)

Resultado de imagem para mensagens de deus

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Até ontem fui tudo que pude, hoje sou tudo que quero



Até pouco tempo atrás, muitos de nós fomos aquilo que pudemos ou que outras pessoas nos deixaram ser. Contudo, com o tempo, o coração se acende e o olhar se torna corajoso. Os medos ficaram para trás, porque hoje, finalmente, somos tudo que queremos, sem restrições nem reservas, e sem medo do que dirão.
Alcançar isso nem sempre é fácil, o resultado de uma viagem para a qual nem sempre compramos os bilhetes certos. A realização profissional não chega com os anos, como os primeiros fios brancos ou as primeiras rugas. Alcançar a plenitude e essa sensação de bem-estar e de equilíbrio interior não é uma regra, nem mesmo um programa que possamos instalar no nosso próprio cérebro como quem baixa um aplicativo novo no seu smartphone.
“A felicidade acontece quando o que você pensa, o que faz e diz estão em harmonia.”
-Gandhi-
Por outro lado, existe algo curioso nisso tudo. Quando às vezes passamos diante de um café e ouvimos alguma conversa sem querer, existe uma frase que quase sempre é repetida. É como um refrão, como uma espécie de lamento ou quase como uma motivação: “A única coisa que eu quero é ser feliz”.
Esta frase contém uma certa gota de desespero e uma tonelada de desejos. É como se muitos de nós sentíssemos uma espécie de “despersonalização”, como se estivéssemos presos a uma realidade com a qual não nos identificamos, que não nos pertence porque, simplesmente, não nos traz uma felicidade real.
Sugerimos refletir sobre isso, e convidamos você a fazer mudanças para construir uma nova realidade.

sábado, 27 de maio de 2017

Aquele que tem medo de sofrer já sofre o temor

desatar-no-do-coracao

Quantas pessoas você conhece que não se atrevem a iniciar um novo relacionamento por medo da dor e do sofrimento?
Mas este sábio provérbio chinês é muito claro. Se você tem tanto medo da dor, na verdade já está sofrendo essa dor. O seu próprio pânico, seja de amar, de empreender ou de se aventurar por novos caminhos, já está sendo um poço de negativismo que lhe causa temor.
Os provérbios chineses sobre o amor transmitem nas suas palavras um poço de sabedoria maravilhoso. De nós depende, na verdade, grande parte do que acontece em nossas vidas. Se somos temerosos, não nos atrevemos a dar passagem, somos distantes e superficiais e não ouvimos nosso coração, raras vezes encontraremos pessoas que nos preencham. Estes provérbios populares são apenas um lembrete. Está nas mãos de cada um ser mais feliz, ter mais amor e desfrutar de maior plenitude na vida.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Seja sincero...

“Prefiro incomodar com a minha sinceridade
 do que agradar com a minha hipocrisia.”

As pessoas sinceras são mais felizes porque higienizaram muitos desses abismos pessoais onde antes reinavam a indecisão e o medo voraz que as fazia cativas de meias verdades ou de mentiras inteiras. São perfis que aprenderam também a ser críticos consigo mesmos, que toleram os seus defeitos sem se autocastigar, que ouvem o capitão interior que os impulsiona a ser um pouco melhores a cada dia e a cada momento.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Só Deus te mantém de pé.

Os bons dias lhe dão felicidade. Os maus dias lhe dão experiência. Ambos são essenciais para vida. A felicidade te faz doce, os problemas te mantém forte, a dor te mantém humano, as quedas te mantém humilde, o êxito te mantém brilhante. Mas só Deus te mantém de pé.

Resultado de imagem para deus te mantém em pé

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Deus do impossível

Calma… Esqueceu que eu sou o Deus do impossível? Eu escuto suas orações, e você vai se surpreender com o que eu vou fazer na tua vida, é algo tão maravilhoso, mas não tenha pressa, a única coisa que te peço é que você precisa ter fé, e deixar eu conduzir a tua vida, não desista, te criei para ser um vencedor!!!

 

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Prefiro as distâncias sinceras do que proximidades hipócritas

Prefiro as distâncias sinceras do que proximidades hipócritas
Nos contextos onde abundam os hipócritas, os sinceros são os maus e a verdade é a grande inimiga. Por isso, sempre serão preferíveis as distâncias honestas quando nossos valores se chocarem com a proximidade obscura que traz máscaras de amabilidade e armaduras douradas por trás das quais se escondem as pessoas falsas.
É muito possível que algumas pessoas não saibam que os cientistas, sociólogos e os biólogos querem chamar o atual período terrestre de “Antropoceno” (novo homem), em vez de Holoceno. A intenção é simples e até inspiradora: enfatizar um período onde a humanidade tem como objetivo alcançar um “nível” mais alto de inteligência, coesão social, harmonia, respeito e consciência.
“A superstição e a hipocrisia trazem muito lucro, mas a verdade sempre precisa mendigar.”
-Martinho Lutero-
Contudo, livros tão interessantes quanto “Antropozoologia, abraçando a coexistência no Antropoceno”, dos cientistas Michael Tobias Charles e Jane Gray Morrison, nos falam justamente de uma dimensão muito real: a hipocrisia do ser humano. Continuamos sendo uma espécie de vertebrados acostumada a pregar uma coisa e fazer outra. Padecemos de um transtorno por déficit de natureza e, além disso, ainda nos custa muito favorecer a coexistência de uns com outros deixando de lado diferenças culturais, sociais ou de gênero.
Todos sabemos que não é nada fácil estabelecer uma distância com quem não nos agrada ou nos incomoda. Às vezes somos obrigados a compartilhar o espaço com um familiar de ideias extremistas, ou mesmo com um chefe que não tem nossos mesmos princípios morais. Contudo, o que podemos fazer é criar espaços adequados de proteção para não cair nunca no exercício pouco saudável da hipocrisia.

arvore-sem-folhas

No reino da hipocrisia, somente os mais fortes sobrevivem

Aquiles dizia na Ilíada que se havia alguma coisa que o incomodava muito mais que as portas do Hades eram as pessoas que dizem uma coisa e fazem outra. Bom, é muito provável que todos nós tenhamos perto uma pessoa marcada com esse tipo de perfil que tanto predomina na era do Antropoceno. O que talvez não saibamos é que não devemos responsabilizar única e exclusivamente o próprio hipócrita pelo seu comportamento.
A hipocrisia é muito mais do que a clássica dissonância entre nossas ideias guias e nossos comportamentos. Às vezes o próprio entorno que nos rodeia nos obriga a isso. Cada dia enfrentamos um enorme quebra-cabeças existencial, as peças estão dispersas e somos obrigados a sobreviver nestas “superfícies sociais” tão complexas. Quase sem perceber, às vezes acabamos fazendo coisas que não se encaixam com nossos próprios princípios, com nossas ideias ou convicções.
Entre o que se pensa, se diz e se faz, pode existir um abismo, e apesar de não querer faltar com a nossa própria verdade interior, acabamos fazendo-o pelas pressões do ambiente. Isto é o que Leo Festinger definiu como dissonância cognitiva, isto é, vivenciar uma desarmonia ou um conflito entre o nosso sistema de ideias, crenças e emoções (cognições) com as próprias condutas.

mulher-chorando-flores

Mas, apesar de boa parte da nossa sociedade ser terreno adubado para nos comportarmos como hipócritas criados sob medida, na verdade podemos diferenciar claramente duas tipologias. Por um lado, estão os que sofrem essa dissonância cognitiva e decidem colocar limites para encontrar uma adequada harmonia entre o que pensam e o que fazem. Por outro lado, abundam os que simplesmente entendem a vida desta forma. A dissonância deixa de existir para dar passo a uma cognição firme e clara do que a pessoa faz, e passa a ter total sentido e, acima de tudo, um propósito.

Como se proteger dos comportamentos hipócritas

Praticar o que se prega não é apenas um gesto de respeito, mas também de “autorrespeito” e de bem-estar pessoal. Já sabemos que todos, de alguma forma, já praticamos essa arte em alguma ocasião para poder nos incorporar a um determinado contexto: um trabalho, uma festa, uma reunião familiar…
No entanto, se existe uma finalidade clara e objetiva que as dissonâncias cognitivas têm, é ligar um alerta psicológico para nos informar de que o fio que sustenta a conduta com os valores está a ponto de se rasgar. Iniciar um processo de reflexão nos salva, sem dúvida, de cristalizar a hipocrisia.
“O homem é menos homem quando fala em seu nome. Deem-lhe uma máscara e ele dirá a verdade.”
-Oscar Wilde-
Contudo… o que podemos fazer se muito perto de nós habita um hipócrita inveterado e corrosivo? Existem pessoas honestas, que quando pressentem algo tão simples como a incompatibilidade de caráter ou de valores escolhem colocar distância com adequada elegância e respeito. Isso é uma coisa que sem dúvida agradecemos, mas infelizmente, nem todo mundo inicia esse tipo de política dos bons princípios.

mulheres-orientais-tomando-cha

O mais correto, sem dúvida, seria que nós mesmos estabelecêssemos um cordão de segurança e nos afastássemos o suficiente para não concordar novamente, contudo, se essa pessoa é um familiar, um colega de trabalho ou um chefe, talvez não seja assim tão simples.
Nesses casos, será muito útil a regra dos três “R”:
  • Não “reforce”: o hipócrita pode e tem todo o direito de estar ao seu redor, mas nunca estimularemos os seus comportamentos. Isto é, o ideal é ser o mais asséptico possível com eles, não travar conversas profundas onde a intimidade se revela e não dar muita importância ao que possam dizer.
  • “Respeite-o e respeite-se”. Deixe que o hipócrita seja como bem quiser, que faça o que desejar, mas sempre na sua própria esfera, não permita nunca que entre na sua. Respeite-se e  dê-lhe a devida importância justa, sem deixar que afete a sua atitude.
  • Não “renuncie” a seus valores. Às vezes, quando passamos muito tempo em um cenário adubado pela hipocrisia, é comum cair em algum momento nestes mesmos comportamentos. Lembre-se dos seus valores e princípios e defenda-os mesmo que o resto das pessoas não os entenda ou não os aprove.
Por fim, e não menos importante, sempre se lembre de que a hipocrisia se camufla de amabilidade quando alguma coisa lhe convém. Aprenda a ser intuitivo e cauteloso, e se a oportunidade finalmente acontecer, não hesite em colocar a distância adequada onde você possa recuperar a sua plenitude emocional e psicológica.
Imagens cortesia de Rebecca Dautremer.
Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/distancias-sinceras-proximidades-hipocritas/

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Tenha esperança e aguarde em silencio



Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Lamentações 3:26

Uma nova semana se iniciou e uma direção de Deus para nossa vida esta aqui, ter esperança e aguardar em silencio.
Muitos desafios estão a nossa frente, talvez você já esta aguardando a salvação, o socorro a algum tempo, mas Deus continua a instruir,
tenha esperança e aguarde em silencio, não murmure, não lance palavras ao vento, não se entregue as dificuldades, elas existem sim, mas bom é ter esperança.
Se te perguntarem como você esta diga: "Vai tudo bem!"
Se for para chorar, chore para o Senhor em oração, ou busque pessoas que vão orar por você, não chore para qualquer um.
Se os seus pensamentos e sentimentos ficarem gritando dentro de você, diga: "Eu tenho esperança!"

Deus esta arquitetando algo especial, aguarde!

terça-feira, 2 de maio de 2017

Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche.

Uma mágoa não é motivo para outra mágoa.
Uma lágrima não é motivo para outra lágrima.
Uma dor não é motivo para outra dor.
Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche.
O resto, mais que perda de tempo…
é perda de vida. 


Chico Xavier  

 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Quem planta, colhe!!

Deus é tão generoso que te dá a 
liberdade de plantar o que você quiser… 
Mas não se esqueça que Ele é tão justo que 
você colhe exatamente o que plantou!