sexta-feira, 29 de março de 2019

A escuta da Palavra de Deus

Fonte de vida e caminho de encontro com o Senhor 


A Palavra de Deus é a primeira fonte de toda a vida espiritual cristã. Ela sustenta um relacionamento pessoal com o Deus vivo e com a sua vontade salvífica e santificadora. Por isso é que o Estudo da Palavra é tido na mais alta consideração em todas as comunidades religiosas. Por meio do Estudo, a Palavra de Deus é transferida para a vida, projetando sobre esta a luz da sabedoria, que é dom do Espírito.
Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com
A Sagrada Escritura é útil para ensinar (2 Tm 3,16) e fonte pura e perene da vida espiritual. Por isso, será de grande proveito para as pessoas consagradas fazerem objeto de assídua meditação os textos evangélicos que ilustram as palavras e os exemplos de Cristo e da Virgem Maria. A eles se referiram constantemente os fundadores e fundadoras das comunidades religiosas, no acolhimento da vocação e no discernimento do carisma e da missão do próprio Instituto.

Tesouro inesgotável

De grande valor é a meditação comunitária da Bíblia. Realizada na medida das possibilidades e circunstâncias da vida de comunidade, ela leva à partilha feliz das riquezas encontradas na Palavra de Deus, mercê das quais irmãos e irmãs crescem juntos e se ajudam a progredir na vida espiritual. Como ensina a tradição espiritual, da meditação da Palavra de Deus e, em particular, dos mistérios de Cristo nasce a intensidade da contemplação e o ardor da ação apostólica.
Quer na vida religiosa contemplativa quer na apostólica, sempre foram homens e mulheres de oração que realizaram, como intérpretes e executores da vontade de Deus, grandes obras. Da sua convivência com a Palavra de Deus, obtiveram a luz necessária para aquele discernimento individual e comunitário que os ajudou a procurar, nos sinais dos tempos, os caminhos do Senhor. Adquiriram assim uma espécie de instinto sobrenatural, que lhes permitiu não se conformarem com a mentalidade deste mundo, mas renovarem a própria mente para poder discernir a vontade de Deus, aquilo que é bom, o que Lhe é agradável e perfeito (cf. Rm 12,2).

Deus nos fala

Precisamos entrar no mistério de Deus através da sua Palavra. A Palavra serve para ajudar o consagrado a entender quando Deus fala, quando Deus se comunica. É entrar na lógica de Deus. Encontrar-se com Deus e escutá-lo para a sua vida e para a sua comunidade. Ser ignorante da Palavra de Deus é ser ignorante de Deus. Os consagrados precisam ser mestres da Palavra de Deus. O revelar de Deus através de sua Palavra me salva.
O Senhor está nos dizendo que somos dEle e precisamos agir de modo contrário. Como Ele mesmo nos fala através do evangelho: Não basta me dizer: Senhor, Senhor! para entrar no Reino dos céus; é preciso fazer a vontade do meu Pai que está nos céus (Mt 7,21s). Em outro trecho, quando uma mulher disse para Jesus: bem-aventurado os seios que te amamentaram. Ele disse: Antes, bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática (cf. Lc 11,27-28).

Viver a Palavra

Jesus reconhece aquele que realiza a Palavra, e que, portanto, realiza a vontade de Deus. Aos demais Ele diz: nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que cometeis a iniquidade. Não existe nada pior do que conhecer a Palavra de Deus e não a colocar em prática. Aí estava a ruína dos escribas, fariseus, dos doutores da lei e sacerdotes. Naquele tempo, todo sacerdote recebia a unção. Portanto, eram consagrados e sabiam de tudo, mas não faziam.
Como o próprio Jesus diz: não sejam como os fariseus, os doutores da lei. Fazei, pois, e observai tudo o que vos disserem, mas não vos reguleis por seus atos, pois eles dizem e não fazem. Hoje o Senhor está nos chamando a sermos praticantes da Palavra.
Fonte: https://formacao.cancaonova.com/biblia/a-escuta-da-palavra-de-deus/

terça-feira, 19 de março de 2019

Aprendi com o Mestre dos Mestres



Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência.

Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade.

Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.

Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível"

Augusto Cury

quarta-feira, 13 de março de 2019

Mais do que as suas inspirações


Mais do que as suas inspirações passageiras 
ou ideias brilhantes, 
são os seus hábitos mentais 
cotidianos que controlam sua vida. 

Yogananda

sexta-feira, 1 de março de 2019

Os ventos que às vezes tiram



Os ventos que às vezes tiram
algo que amamos, são os
mesmos que trazem algo que
aprendemos a amar...

Por isso não devemos chorar
pelo que nos foi tirado e sim,
aprender a amar o que nos foi
dado. Pois tudo aquilo que é
realmente nosso, nunca se vai
para sempre...

Bob Marley